Sabe quais são os materiais mais usados na injeção de moldes?
Desenhar e criar um molde é uma tarefa complexa que exige planeamento prévio. Um dos fatores a ter em conta prende-se com o tipo de material a utilizar para injetar nos moldes, pois todos têm propósitos diferentes. De facto, existem vários materiais. Conheça alguns dos mais populares.

 

Polietileno (PE)

Este é o plástico mais utilizado em todo o mundo, especialmente na produção de garrafas de plástico, embalagens de champô, brinquedos e tanques de combustível. É durável, isolante e resistente à água. Anualmente, são produzidas mais de 100 toneladas desta resina, cerca de 34% do mercado de plásticos. Existem várias variantes do polietileno, como o de alta densidade (HDPE) ou o de baixa densidade (LDPE).

 

Acrilonitrila butadieno estireno (ABS)

É um plástico de grau de engenharia com uma boa estabilidade dimensional, alta resistência a arranhões, ruturas, rasgos e baixa temperatura de fusão. Pode ser usado na criação de peças eletrónicas e para automóveis, acessórios para tubos ou brinquedos. Muitos dos brinquedos da Lego são feitos neste material.

 

Polimetacrilato de metila (PMMA)

Mais conhecido por acrílico, este é um termoplástico transparente, frequentemente usado em forma de folha, em alternativa ao vidro. Para além de mais transparente que o vidro, é 30 vezes mais forte e 2 vezes mais leve. Pode ser usado em letreiros, lentes, claraboias, telas LCD ou barreiras de segurança.

 

Nylon (PA)

Este é um polímero termoplástico sintético muito versátil, durável e flexível, que pode ter várias cores. Frequentemente usado como alternativa à seda, borracha e látex, este é bastante utilizado na fabricação de cintos de segurança, cordas, paraquedas e mangueiras.

 

Policarbonato (PC)

Grupo de polímeros termoplásticos usados na engenharia. Apesar de facilmente trabalhados, moldados e termoformados, este é também resistente ao fogo e um excelente isolante. É regularmente utilizado em telemóveis, computadores, grelhas de radiadores para automóveis e até em paragens de autocarro.

 

Polieterimida (PEI)

De cor âmbar transparente, esta é um termoplástico amorfo com resistência química e ao fogo. Dadas as suas propriedades adesivas e estabilidade química, tornou-se um material de base popular para impressoras 3D. É bastante usada em componentes de instrumentos médicos, conectores elétricos e peças de equipamentos científicos.

 

Polioximetileno (POM)

Usado em parafusos, porcas, cigarros eletrónicos, pulseiras de relógio ou palhetas para guitarras, este é um termoplástico de engenharia muito usado quando as peças requerem alta precisão, rigidez, baixo atrito e excelente estabilidade dimensional. As suas propriedades permitem-lhe substituir o metal.

 

Polipropileno (PP)

Parcialmente cristalino, apolar, robusto, resistente e altamente flexível. Este é um polímero termoplástico utilizado numa variedade de aplicações, como tampas de garrafas, para-choques de carros, mochilas, fios de sutura, película aderente ou tabaco.

 

Poliestireno (PS)

Mais conhecido por esferovite, este é um polímero de hidrocarboneto aromático sintético, feito a partir de um monómero conhecido por estireno. Pode ser sólido ou espumado. O poliestireno de uso geral é transparente, duro, mas quebradiço. Pode ser facilmente moldado com alta precisão e pode ser colorido. É regularmente usado para produzir caixas de ovos, bandejas para carne, isolamento e até eletrodomésticos.

 

Há mais de 30 anos no mercado, a Rectimold é uma empresa que sempre se destacou pela técnica de trabalhar moldes em aço de alta precisão. A sua sólida estrutura, a qualidade do seu trabalho, a competência de todos os seus colaboradores, bem como o rigoroso cumprimento dos prazos de entrega constituem características que a diferencia das demais.

Contacte-nos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *