Dosagem
Quantidade de material necessário para a realização do processo de moldagem e enchimento das cavidades a injetar.
Temperatura do cilindro
Diz respeito à temperatura necessária para fundir o material e para o manter fundido até que se inicie a produção de uma peça nova.
Temperatura do molde
É importante para controlar o tempo de ciclo total, bem como a correta fluidez da matéria-prima a injetar. A temperatura do molde controlada também permite um controle eficaz na redução do tempo de ciclo e um eficaz tempo de arrefecimento.
Tempo de arrefecimento
Tempo necessário de espera para que a matéria-prima arrefeça corretamente na cavidade e assim a cristalização se faça corretamente, permitindo uma extração sem deformações. Deve ser definido tendo em conta a espessura do produto a produzir, as propriedades dos materiais utilizados e a temperatura do molde.
Tempo de injeção
Diz respeito ao tempo que o material demora a encher todas as cavidades do molde.
Pressão de injeção
A pressão é feita no êmbolo da injetora, com o objetivo de empurrar o plástico para as cavidades do molde. A pressão realizada deve ser a mais baixa possível, tendo em conta as especificações da matéria-prima.
Velocidade de injeção
Calcula-se através da quantidade de material fundido e o tempo que ele demora a encher as cavidades do molde. Quanto maior for a velocidade, menos tempo demora o processo de enchimento.
Estas são algumas variáveis do processo de moldagem por injeção que têm grande influência nas propriedades finais dos produtos desenvolvidos, devendo ser ajustadas com muita atenção, conforme o que é exigido pelo cliente.
Há mais de 30 anos no mercado, a Rectimold tem-se destacado pelo seu elevado rigor técnico na produção de moldes de alta precisão, através da injeção de plástico. Quer conhecer melhor o que fazemos? Contacte-nos.