
Estas são vantagens que se prendem, acima de tudo, com o rigor e a precisão conseguidos a cada trabalho. Após os inputs iniciais do operador da máquina, o fator humano deixa de ser relevante, passando a ser a precisão e a rapidez da máquina a entrar em ação. Graças ao desempenho de uma CNC se obtêm peças de excelente acabamento e altamente precisas.
Uma outra característica que importa salientar é a flexibilidade. Com poucos recursos humanos é possível gerir um parque de máquinas CNC, libertando essa mão de obra para outras tarefas, diminuindo, desta forma, tanto a fadiga do operador como eventuais erros humanos. Estas máquinas necessitam da intervenção humana somente no início do processo, bastando depois acompanhar o desenvolvimento do trabalho em curso.
Apesar de o investimento inicial associado à aquisição deste tipo de maquinaria ser mais elevado comparativamente a uma máquina tradicional, esta apresenta um retorno mais rápido, uma maior flexibilidade de tarefas dos respetivos operadores, uma produção mais célere, variada e rigorosa, que o ser humano não é capaz de replicar, a um custo de produção mais baixo.
Seja para utilizar os programas no intuito de replicar um produto sempre que necessário, seja para rapidamente configurar a máquina para a conceção de um novo produto, o investimento efetuado é sempre otimizado.
Há muito que a Rectimold reconhece a importância das máquinas CNC, dispondo, para o efeito, de um departamento próprio, constituído por profissionais altamente competentes, com grande experiência na gestão eficaz de um parque de máquinas.