rectimold-imagem-artigo-gestao-de-dados

A evolução do mercado global e o aumento da concorrência na Indústria de Moldes, faz com que a mesma enfrente o desafio de reduzir o prazo de entrega dos moldes, mantendo sempre o nível de qualidade exigido. Assim, as empresas procuram ser mais competitivas, produtivas e cooperativas, de forma a maximizar a sua presença no mercado dos moldes.

Apesar de as empresas deste ramo estarem em constante evolução, a gestão de dados provenientes dos diversos projetos é, muitas vezes, esquecida. No paradigma atual, quase todos os dados resultantes do desenvolvimento, da fabricação e posteriores testes são frequentemente duplicados e confundidos desnecessariamente. Neste sentido, as empresas não possuem a capacidade de resposta necessária no que diz respeito às mudanças e melhorias do seu processo produtivo, ficando condicionadas na tomada de decisão e na melhoria contínua.

Devido à grande complexidade do fabrico de moldes, o número de dados respetivos de cada projeto tem vindo a aumentar, o que faz com que a gestão seja mais complicada. Porém, uma boa gestão poderá reduzir o tempo de controlo dos dados e de produção do molde.

A implementação de sistemas de melhoria contínua, como por exemplo os modelos Kaizen e Lean, ajudam a aperfeiçoar o sistema produtivo, melhorando as práticas de trabalho, o que torna as empresas mais eficientes. Desta forma, o ramo empresarial está cada vez mais a investir na gestão e controlo dos dados.

Da mesma maneira, a Rectimold tem vindo a apostar nos sistemas de gestão de dados de forma consistente, para, assim, produzir moldes que respeitem as exigências dos clientes.

Fabricar moldes de alta qualidade, que obedeçam aos requisitos necessários e ao cumprimento dos prazos de entrega, serão sempre as grandes preocupações da Rectimold.

 

Fonte: Mould data management in plastic injection mould industries, Taylor & Francis Online

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *