rectimold-artigo-praticas-ambientais

Não há qualquer dúvida que este é um século fortemente marcado pela modernização, pela otimização tecnológica, mas, acima de tudo, por uma maior sensibilização no que respeita a boas práticas ambientais, mais conscientes e sensatas, justamente pelo impacto que poderão ter no futuro.

Em grande medida, a nossa qualidade de vida será maior quanto maior for também o cuidado com o meio ambiente. Tal tanto se aplica no dia a dia, no seio familiar, como onde se passa grande parte do tempo: o local de trabalho. Todos nós devemos ser, portanto, mais proativos e responsáveis, tendo consciência do importante papel que podemos desempenhar.

Por isso é que a Rectimold sempre demonstrou grande preocupação e sensibilidade pela preservação do meio ambiente, incentivando, motivando, para o efeito, todos os seus colaboradores. Nesse sentido, há um conjunto de medidas que a empresa tem, ao longo dos anos, implementado com sucesso. Seguem-se algumas das mais significativas.

Água

Pequenos gestos são, diariamente, postos em prática para reduzir o seu desperdício, nomeadamente, o reaproveitamento da água da chuva; o controlo periódico de consumo, no intuito de prevenir ou identificar eventuais fugas; a adoção de torneiras com redução de caudal; e, mais recentemente, a utilização de garrafas e chávenas individuais e personalizadas, de modo a reduzir o consumo de embalagens e copos.

Energia

Seja para comunicar, regular a temperatura ambiente ou para iluminar os diferentes espaços, foram postas em prática determinadas medidas, tal como a colocação de lâmpadas led.

Consumíveis

Reutilizar para outros fins as folhas de papel; imprimir e fotocopiar em ambos os lados; enviar e analisar documentos em suporte informático são também gestos que podem fazer diferença.

Tratamento de resíduos

Para evitar a contaminação da água e do solo, que tanto afeta a nossa saúde, há um especial cuidado em separar todos os resíduos produzidos na empresa, encaminhando-os para entidades licenciadas. Também a utilização de kits de derrame (absorvente) para conter pequenos derrames, bem como a preocupação em manter os diferentes produtos químicos devidamente acondicionados e identificados sobre bacias de retenção são alguns dos pormenores tidos em consideração.

Mobilidade

A prática de uma condução mais ecológica, valorizando a poupança de combustível e evitando a emissão de gases poluentes, como ainda a otimização relativamente ao trajeto percorrido são há muito práticas recorrentes da empresa.

De facto, o zelo pelo meio ambiente continua a ser uma tendência, despertando profundas reflexões, contribuindo para uma mudança de comportamentos. Seja para evitar desperdícios ou para reduzir custos, convém que as boas práticas ambientais sejam efetivamente implementadas, isto porque são um dever de todos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *